terça-feira, 1 de maio de 2012

Surf vicia?

Quem disse que todos vícios são prejudiciais? Sabe-se que o esporte em si, causa uma reação considerada viciante ao ser humano. Diante de certos estímulos, o nosso próprio corpo produz vários tipos de substâncias e logo, se acostuma com a "sensação" produzida por elas,  antes, durante e após a prática do esporte. Mas que substâncias são essas?
O psiquiátra e surfista Catalino los Reis, especifica:

- Toda comunidade mundial do surf sabe que "o surf vicia!". Isso ocorre por que somos preparados pela evolução das espécies para receber estímulo comportamental quando os centros de prazer do cérebro são acionados. Isso se dá através de neurotransmissores tais como serotonina, adrenalina e principalmente pela dopamina que causa sensação de recompensa e prazer,  além de homônios tais com beta-endorfina que causa um relaxamento e bem estar corporal.

(Surfing Moon) Mas o surf parece ser o mais viciante dos esportes. Um bom surfista raramente para de surfar. Existe outros fatores que envolvem o vício relacionado a esse esporte em especial?

- O que torna o surf especial na minha opinião, é a física ondulatória, que é a maneira mais comum de energia do universo. Isso ocorre porque em última instância as ondas eletromagneticas de enregia luminosa do Sol se transformam em energia, depois em ondas mecânicas e por fim,  em energia de ondas cerebrais,  na forma de estímulos de neurotransmissores e  principalmente de dopamina que repercutem na alma como estado de prazer.

Ok doctor! Se pensarmos bem, essa resposta é convincente e um tanto filosófica. O importante agora, é que pelas vias da ciência,  descobrimos que surfistas não são apenas vagabundos sem responsabilidade ou crianças que não cresceram. São pessoas viciadas em desafios, natureza selvagem e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário