terça-feira, 8 de maio de 2012

Surfing Moon - A influência da Lua sobre as Marés

Ancestrais dessas terras, ou seja, nativos de boa parte dos territórios da costa brasileira (principalmente na faixa litorânea que vai de Santos até Niterói), os Tupinambás já associavam o movimento das marés ás fases da Lua.

Segundo o astrônomo e pesquisador do céu em culturas indígenas Germano Afonso,  em 1614 Claude d'Abbeville relatou "Os Tupinambás atribuem á Lua o fluxo e refluxo do mar e distinguem muito bem as duas marés cheias que se verificam na lua cheia e na lua nova, ou poucos dias depois".

Além disso, diz Germano, existiam os mitos indígenas sobre o fenômeno da Pororoca, que ocorria na Lua Cheia ou na Lua nova, trazendo uma grande onda,  do mar para os rios volumosos da Amazônia, derrubando árvores e embarcações, o que demontra o conhecimento pelos nativos, da relação entre marés e as fases da Lua.

wahine films
                         
(Surfing Moon) Mas Germano, afinal, a Lua influi ou não no movimento das Marés?

Em 1632, Galileu Galilei escreveu erroneamente  que não precisava recorrer ao movimento da Lua para explicar as marés pois para isso bastava os movimentos de rotação e translação da Terra. Em 1687, Isaac Newton explicou corretamente que a causa das marés é a atração gravitacional da Lua e do Sol sobre a superfície da Terra, sendo a Lua a maior responsável.

Assim muito antes dos Europeus os indígenas já conheciam a influência da Lua sobre as marés.

Os indígenas que vivem no litoral associam as fases da lua e consequentemente as marés, ás estações do ano,  para pescaria artesanal. Segundo eles o camarão é pescado entre fevereiro e abril, nas marés altas de lua cheia. Já o linguado por exemplo, é no inverno, nas marés de quadratura (lua nova e minguante).

Bem, com essas informações pode-se entender a importância da observação constante dos movimentos do mar por onde se deseja surfar ou navegar.

E por uma perspectiva mais mística, a constatação de uma força original feminina lidando diretamente com a respiração ativa de todos os oceanos sobre a Terra.

Um comentário: