sábado, 26 de maio de 2012

Surftrip - 5 motivos para surfar no Peru

     Paisagem "lunar"do Peru - Foto - Diego Fávero

Litoral do Peru, oceano pacífico. Destino de muitos brasileiros em busca de ondas extensas,  perfeitas rampas de ondas viajantes com período longo,  abrindo em point brakes, beach brakes, reef brakes, rock points, com pouco crowd, quebrando de todos os jeitos em todos os lugares. O Peru respira Surf.

É o primeiro destino internacional para muitos surfistas profissionais mirins e também é  a primeira parada para muitos freesurfers, antes de viajarem em busca de outras ondas famosas espalhadas pelo mundo.

5 motivos de empreender uma viagem ao Peru

Você sempre vai surfar!

As ondas são muito constantes em regiões como Punta Hermosa a 1 hora de Lima, em direção ao Sul. Lá existem picos clássicos como Pico Alto (maior onda do Peru) Punta Rocas, Senioritas e Caballeros. Pegando a rodovia Panamericana rumo ao sul, em torno de uma hora já se pode encontrar outras ondas de qualidade como Puerto Viejo e San Bartollo.

Ótimo para treinar cutbacks

Muitas ondas da costa sul do Peru são potentes e radicais mas não são tubulares. Como são ondas extensas quebrando para os dois lados, não existe lugar melhor para treinar manobras, tendo chance de executar repetidas vezes o mesmo movimento no mesmo tipo de onda. Ótimo momento para aperfiçoar o estilo. É recomendável que se contrate um videomaker para ajudar no processo.

Você "corre o risco" de  surfar a onda mais extensa do mundo

Se você estiver no sul do Peru e ficar sabendo que vai encostar um forte swell de SO, você pode preparar suas malas e voar, ou dirigir até Chicama. É o sonho de qualquer surfista, surfar uma esquerda perfeita, manobrável, que abre generosa, podendo-se matemáticamente surfar até 24 minutos a mesma onda.
  
Tubos insanos

Se o seu negócio é tubo, siga mais ao norte. Já na região de Trujillo, já se encontra a célebre esquerda tubular de Pacasmayo, além de Huanchaco e Peamapu, todas esquerdas de alta qualidade que também quebram com swell de S/SO, só que bem mais constante que Chicama.  Seguindo ao norte encontra-se outra célebre onda, Lobitos, com outros bons picos ao redor, todos já pegando os swells de N/NO.

No extremo norte, perto da fronteira com o Equador, na região de Mâncora, se encontram mais tubos de esquerda, inclusive a famosa onda de Cabo Blanco, com fundo raso de pedras, bem como sua irmã Panic Point. Nessa região a melhor estação é o verão pois coincide com os swells de N/NO vindos do Hawaii (inverno no hememisfério norte). Por esse motivo a água também é tem a temperatura um pouco mais elevada em Mâncora que o resto do país. O litoral extremo norte é também conhecido como  Caribe do Peru.

A comida boa

Farta em peixe fresco e frutos do mar e variedades, tudo isso pela metade do preço do Brasil. Existem bons restaurantes sofisticados e populares.

Atenção - Para garotas de ação!

O Peru é um lugar lindo mas não tem a mesma natureza que o Brasil, a água é gelada, as ondas estão situadas em pleno deserto e muitas praias não tem os mesmos atrativos que no Brasil. Portanto se você não vai para surfar, ou fotografar, ou realizar qualquer tarefa relacionada ao surf, pode não ser o melhor destino da Terra. Caso esteja pensando em começar a surfar, uma viagem ao Peru é um excelente motivo para dar início a um grande sonho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário