sexta-feira, 22 de junho de 2012

Existe Surf em outros planetas?

Estamos sozinhos, ou existe algum outro Planeta Surf no universo?  Quais as condições necessárias para que haja Surf fora da Terra?


Segundo as leis que regem a física do universo, seria provável,  porém extremamente raro, encontrar as condições necessárias para que se possa existir o Surf em outros planetas. Tais condições seriam semelhantes á condicão da própria Terra: Uma estrela gerando a energia necessária para movimentar as ondas (Sol), um planeta que tivesse atmosfera, uma crosta rochosa e oceanos líquidos (Terra), e é claro, gente para surfar (vida inteligente).


Em 1961 o astrofísico Frank Drake elaborou uma equação que permite dimensionar a probabilidade de  se encontrar vida no universo,  que é obtido pela multiplicação de sete termos: N=E x P x S x V x I x T x C.

O resultado é a possibilidade de existência 1 milhão de civilizações inteligentes só na nossa galáxia, sendo que uma civilização dura em média 10 mil anos (porisso descarta-se a possibilidade de contato físico com qualquer civilização a mais de 10 mil anos de distância de nós). Mesmo impossíveis de contato, a chance de estarmos surfando uma onda ao mesmo tempo e que um bróder extraterrestre é matemáticamente grande, segundo a equação de Drake.


Porém, outros mares já foram detectados até mesmo no Sistema Solar, como o caso do "Mar de metano de Titan"  (Titan : Lua do planeta Saturno)


Com os registros da sombra Cassini em junho de 2009 astrônomos alemães descobriram um mar de metano em Titan batizado como Krake Mare (monstro marinho das sagas nórdicas, que leva a forma de um octopus gigante que ataca navios e devora marinheiros) Devido a existência da atmosfera carregada de nitrogênio, o Titan é considerado um satélite interessante já que se assemelha ás antigas condições da Terra, quando aínda não existia vida.

Em abril de 2009 a sonda Cassini detectou uma tempestade tropical em Titan (isso mesmo) o que teoricamente pode ter produzido altas ondas na maior Lua de Saturno. ( Surfe na Lua, babe)



Seria uma Lua e não um planeta o próximo astro do Sistema Solar a evoluír para a vida e consequentemente para o Surf?

O caso do mar de Titan nos faz refletir: As condições necessárias ao surf são as mesmas necessárias á vida (atmosfera, uma crosta rochosa e oceanos líquidos).

Portanto, apesar de nem todo astro com condições possíveis de gerar ondas seja garantia da existência de vida inteligênte,  o contrário é verdadeiro: Onde quer que haja possibilidade de vida inteligente no universo,  há possibilidade de Surf.

Consultoria científica : Dr. Catalino Los Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário