quarta-feira, 4 de julho de 2012

Austrália - Fábrica de Campeãs

O Brasil é a bola da vez quando se fala em futebol, jogos olímpicos e fontes de energia. Mas na hora de apoiar os atletas, o Brasil tem muito o que aprender com outros países, no caso a Austrália,  pela abordagem do Surf feminino.

    A tetracampeã  Stephanie  Gilmore - Vitória no Hawaii

Alguns podem dizer que isso se deve ao fato de que na Austrália,  o Surf é o esporte nacional, gerações dividem o outside, famílias inteiras surfam unidas, mas a verdade é que o tal estigma de "surfista vagabundo", literalmente não pega por lá.

Sempre que surge uma surfista , aínda menina, inspirada nas ondas do mar, todo suporte é prontamente oferecido por órgãos do governo como o Australians Sport Comission (ASC) para que ela treine para ser uma surfista profissional e trazer conquistas para sua terra. E a conquista mais importante de todas é sem dúvida,  a coroa de campeã mundial (ASP Women's World's Crown),  que vem sendo mantida majoritariamente em terras australianas pelas últimas décadas.

Desde 1998, apenas duas surfistas quebraram o domínio aussie:  A peruana Sofia Mulanovich em 2004 e a  havaiana Carissa Moore no ano passado,  sendo que Sofia foi a primeira sul-americana campeã do mundo e Carissa, foi a primeira mulher a competir com os homens na Tríplice Coroa Havaiana (2011). Mas foi a americana Lisa Andersen que quebrou a hegemonia aussie por um maior período de tempo, com 4 vitórias consecutivas (1994-1997).


Carissa aínda criança - ganhando tudo - Carissa campeã mundial - Capa da revista Surfer

A TWO WAVE TOTAL

Lançado pela Surfing Australia (Youtube) o video "A Two Wave Total" expõe exatamente essa face guerreira do surf australiano através de uma análise do atual cenário do surf feminino durante a temporada de 2012, focando na preparação física e emocional da melhor leva de surfistas mulheres de toda história do esporte.

"A Two Wave Total", dá esse panorama mais amplo sobre o surf de alta performance, visto pela perspectiva australiana, ou seja,  pelo lado da vitória, mas sem milagres,  com muito sacrifício,  dando foco na natureza cruel de um mundo ultra-competitivo,  onde tudo o que importa para uma atleta no final das contas,  é o total das suas duas melhores ondas.

O vídeo revela que as profissionais aussies contam com o suporte de um "centro de treinamento de alta performance" (Surfing Australia Hight Performance Center) que funciona como uma "faculdade de surf" onde as garotas analisam e corrigem estilos, fazem treinos específicos, têm acesso á medicina de alta tecnologia para recuperação de lesões, etc...


Um alto investimento que tem gerado grandes resultados como Sally Fitzgibbons (ranking n 2) que está disputando o seu possível primeiro titulo mundial,  homem a homem,  com a sua compatriota, a 4 vezes campeã mundial Stephanie Gilmore (ranking n 1). "Aqui temos acesso á todo conhecimento dos pros": comenta Steph, sobre a organização sustentada pelo governo australiano em parceria com a Hurley e outros - lista de parceiros.



Tudo isso demonstra não apenas o domínio da técnica de vencer como a imensa paixão que o povo australiano dedica ao surf, provendo recursos e atribuindo valor aos seus atletas, que contam com apoio total, familiar e governamental, passando por diversas possibilidades de apoios por parte de empresários locais,  até que se chegue á conquista de grandes patrocinadores.

"Isso chega a ser comovente para quem vive em um país onde o governo é orgulhoso de sediar eventos esportivos, mas se ausenta da responsabilidade de formar atletas e mais do que isso, mantê-los em atividade competitiva" Fica a dica.

Mas o filme também questiona a dura profissão de surfista, que quando levada a sério,  demanda muito treinamento físico mas principalmente emocional para suportar, além dos desafios do próprio esporte, toda a pressão pessoal e externa, além da certeza de que sem resultados, perder a vaga na elite é só uma questão de tempo.

Quem disse que vida de surfista é fácil? Quem quer a melhor profissão do mundo, também deve estar pronta para os maiores desafios do planeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário