quinta-feira, 17 de maio de 2012

Einstein e as ondas

Onde é gerada a energia das ondas do mar?

                                                Einstein praticava navegação

Essa é uma pergunta que só foi esclarecida no século XX, graças aos trabalhos do físico alemão Albert Einstein. Durante toda história da humanidade nunca se soube como as estrelas produziam energia, e tal desafio só foi solucionado com ajuda da famosa equação proposta por Einstein em sua Teoria da Relatividade.


Essa equação mostra que uma pequena quantidade de matéria pode produzir uma enorme quantidade de energia.

Veja o exemplo do nosso Sol:

O Sol é composto basicamente de Hidrogênio, a forma mais comum de matéria no universo. Devido ao efeito massivo da gravidade solar, ocorre em seu núcleo, a chamada fusão nuclear, sob intensa gravidade a matéria encontra-se em alta temperatura (temperatura = velocidade das particulas) e altas pressões. Isso faz com que quando os átomos de Hidrogênio se colidem, eles se fundem, formando átomos de Hélio.

Contudo, existe uma pequena diferença entre as massas dos hidrogênios que originaram o hélio. Essa pequena diferença de matéria se transforma em grande quantidade de energia, assim como propõe a equação E= mc2 ( energia = massa x velocidade da luz ao quadrado)

Parte dessa energia consegue escapar do Sol sobre a forma de ondas eletromagneticas (luz). Essas ondas são capazes de se propagar no espaço, atingindo a Terra.


Como os materiais da Terra tem carcteristicas caloríficas especificas, ao absorver e refletir essa energia, aquecem a atmosfera da terra de maneira diferente gerando sistemas de alta e baixa pressão fazendo com que o ar atmosférico entre em movimento.

Essa pressão atmosférica exercida sob a superfície dos oceanos geram as ondas tão desejadas pelos surfistas.

foto ASP via getty images

matéria especial para Surfing Moon, com o Psiquiatra e AstroFisico amador Dr. Catalino Los Reis



Nenhum comentário:

Postar um comentário