quarta-feira, 23 de maio de 2012

Flores e Atitude

Flores naturais no cabelo estão sempre na moda. Basta que você esteja pronta para expor o seu lado mais romântico. Mas usar flores não é somente um símbolo de amor e inocência. Elas também são selvagens, cheias de atitude e fazem parte da história da humanidade.

                                   Noh Gallery

No antigo Hawaii, as flores indicavam o "estado civil"da garota. Atrás da orelha direita, solteira, da esquerda casada,  ou seja, flores como meio de comunicação.

                                          filme: Tabu 1931

Mas o Hawaii era uma terra de muitas flores e havia flores para quase tudo: cerimônias de casamento, rituais, danças, para expressar respeito, honra, alegria. Cada  tipo de flor,  trazia sua medicina e seus encantos.

                                  Flor de lótus do Hawaii

Enquanto isso no no mundo "civilizado" as flores sumiram do mapa durante um bom tempo. Apareciam artificiais ou impressas em tecidos, mas vivas, jamais. A repressão da mulher foi também a repressão das flores naturais como ítem de beleza. Provavelmente porque elas afloram uma espécie de sensualidade sutíl em quem as veste e mudam o humor dos que a contemplam. Feitiço.

"O mundo muda e a flor continua sendo uma grande aliada da beleza da mulher".  

  http://www.flickr.com/photos/cowboyshaunee/3731032292/

Nos anos 60, as flores voltam ás ruas com o movimento hippie e anunciam o início de um  novo mundo,  com mais liberdade de atitude para todos, principalmente para as mulheres . Viva o Flower Power. 



Voltando ao Hawaii, certa vez eu li que esse arquipélogo foi o único local da Terra, onde existem relatos de se ter alcançado a felicidade plena. O verdadeiro espírito de Aloha.


Viviam em um lugar incrível (e sabiam disso), tinham uma sociedade organizada e pacífica, vestiam-se com folhas e flores ao invés de usarem penas de aves e peles de animais,  como outros povos da época.

E quando se sentiam entediados, pegavam suas táboas e iam deslizar nas ondas de Waikiki, vestindo seus Leis de flores no pescoço ou em volta da cabeça.

Naquele tempo era assim. Pelo menos é assim que a gente imagina o "Tempo das Flores".

 
                                   Britney estilo beach girl

Nenhum comentário:

Postar um comentário