terça-feira, 8 de maio de 2012

Jacqueline Silva - A Pioneira

Jacqueline Silva pode ser considerada a surfista de maior destaque na história do surf feminino no Brasil. Participante dos mundiais desde 1997, é hoje a surfista mais antiga no tour, tendo sido vice-campeã mundial em 2002. Jacque também foi a primeira brasileira a ser bicampeã do WQS, divisão de acesso da elite mundial do surf.

Original da ilha de Santa Catarina, ou Florianópolis, meca do surf brasileiro, Jacqueline tem a história clássica da menina que surfava tão bem que disputava campeonatos de base com os garotos da sua idade. Incentivada pelo irmão,  Jacqueline começou a cair na água com uma prancha de isopor até chamar a atenção de surfistas e empresários locais. Depois de ganhar a sua primeira prancha de fibra, ninguém segurou mais essa garota, que confirmando as expectativas, tornou-se a primeira brasileira a ter uma carreira consistente como surfista profissional, abrindo portas para muitos outros talentos que se seguiram como Silvana Lima, Bruna Shmitz, entre outras.

Quem conhece Jacqueline comenta de sua disciplina, determinação e amor ao esporte. Quem tem a chance de vê-la surfar pode dizer que é show de surf garantido e muitas vezes quando ela chega em algum point,  outros surfistas saem do mar só para vê-la surfar. Tem uma linha de surf perfeita, é agressiva nas manobras, sabe dominar como poucas ondas grandes e pequenas sem nunca se deixar-se intimidar pela primeira dificuldades, tendo superado sem dramas,  momentos difíceis como recuperação física e falta de patrocínio. Jacque além de talentosa não é mulher de desistir dos seus sonhos, o que faz dela uma surfista completa.

Hoje ela é patrocinada pela Star Point, segue no "dream tour", localmente é ativa nos movimentos de profissionalização do surf e gosta de dividir sua experiência com as novas gerações. Talvez por todas essas qualidades, ela tenha se tornado a principal referência entre as garotas que desejam seguir a carreira de surfista no Brasil.

Jacqueline Silva está reestabelecida de um acidente de carro que sofreu na Austrália em 2011, quando estava posicionada entre as top 10 do mundo,  e segue no WCT em 2012,  buscando aínda acertar o seu rítmo mas já prometendo muitas surpresas e surf de qualidade para quem acompanha as competições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário